logo RCN
Notícias

Procon de Joinville divulga pesquisas de preço de combustíveis e gás de cozinha

  • SECOM - PMJ -

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Joinville disponibilizou-se nesta sexta-feira (09/10) pesquisas de preços de pacotes e de gás de cozinha. Os levantamentos são para consumidores auxiliares na busca dos produtos que chegaram a faltar essa semana. 

"Recebemos muitas ligações e denúncias aqui no Procon nesses últimos dias. Hoje, entramos em 98 postos da cidade e apenas dois não introduzidos combustível, mas logo em seguida foram abastecidos. A situação está se normalizando em Joinville ", afirma a gerente do Procon, Cristiane Berger.

Ela alerta que os consumidores devem usar as pesquisas como ferramenta para economizar. "Consulte as pesquisas e faça valer seus direitos. O consumidor precisa entender que ele tem o poder, se ele for no posto que cobra mais barato, os que estão mais caros vão precisar de rever a estratégia. Nós vivemos uma economia de livre mercado, então a oferta e demanda são indicativos que influenciam no preço ", explica Cristiane.

Todos os pacotes aumentaram de preço em relação ao mês passado. Mas o campeão foi o etanol, 6,20% mais caro. O litro da gasolina comum subiu 3,02%; a gasolina aditivada teve aumento de 2,92% e o diesel ficou 2,52% mais caro. O litro da gasolina comum foi encontrado por R $ 5,58 o mais barato e por R $ 5,89 o mais caro e o preço médio ficou em R $ 5,72. 

A economia que o consumidor pode ter abastecendo o tanque de 50 litros com o menor preço chega a R $ 15,55 com gasolina comum; R $ 24,95 com gasolina aditivada; R $ 83,85 no caso do diesel e R $ 45,00 para quem abastece com etanol. Uma pesquisa do Procon de Joinville traz a relação de todos os postos, com endereços, bandeiras e preços praticados e pode ser acessado no site da prefeitura (bit.ly/pesquisacombustiveljlle). 

Gás de cozinha aumentou quase 8% em relação ao mês de agosto

O Procon pesquisou e divulgou também nesta sexta-feira (09/10) a pesquisa dos preços do gás de cozinha de 13kg, vendido no balcão e para entrega, em todas as regiões de Joinville. O menor preço é R $ 100 e o mais caro R $ 115, uma variação de 15%. Já o produto para entrega, sai por R $ 105 o mais barato e R $ 130 o mais caro, diferença de preço chega a 23,81%. Em comparação com o mês passado, o gás de cozinha teve um aumento de 7,96% em Joinville. Confira o levantamento completo no site (bit.ly/pesquisagasjlle).

Joinville confirma quatro óbitos por covid-19, nesta sexta-feira (10) Anterior

Joinville confirma quatro óbitos por covid-19, nesta sexta-feira (10)

Nova sinalização do canal do Porto de São Francisco vai aumentar segurança Próximo

Nova sinalização do canal do Porto de São Francisco vai aumentar segurança

Deixe seu comentário